Hunters World

Maldições

Uma maldição é uma oração ou invocação expressando o desejo de que a desgraça, o infortúnio, danos físicos, grandes males, etc. recaiam sobre outra pessoa, local, coisa, clã, nação, etc. Também se diz que pessoas são amaldiçoadas quando a desgraça recai sobre elas regularmente, ou em aparente desproporção ao restante de nós.

Maldições parecem ter regularmente feito parte de antigas culturas, e podem ter sido uma maneira de afugentar inimigos e de explicar as aparentes injustiças do mundo. Não há nenhuma evidência de que alguém tenha com sucesso invocado poderes ocultos para causar o mal a outros, mas há evidências de que aqueles que acreditam ter sido amaldiçoados possam ter se tornado infelizes, através da exploração desta crença. O medo e a tendenciosidade humana para a confirmação e o pensamento seletivo, podem às vezes levar aquele que acredita a confirmar a maldição.

A crença em maldições pode tornar mais fácil explicar por que coisas ruins freqüentemente acontecem a boas pessoas: elas estão amaldiçoadas devido a algum mal que algum ancestral causou. Um pouco de reflexão, entretanto, deveria mostrar que essa não é uma explicação muito satisfatória. Se forem Deus ou a Natureza quem está realizando a maldição, nenhum dos dois parece muito justo em punir os filhos pelos pecados de suas mães e pais.

A maldição é um dos temas favoritos da literatura. Quem não foi apresentado à maldição da casa de Pélope? Ou não viu escritores como Faulkner ressuscitarem o tema da maldição de famílias? O Antigo Testamento é uma ladainha de maldições. No Novo Testamento, até uma figueira é amaldiçoada.

A maldição também é um tema favorito da mídia de massas, sempre que algo de ruim acontece com alguém do clã dos Fitzpatrick/Kennedy (FK). A assim chamada "Maldição dos Kennedy" é uma criação da mídia. O clã dos FK não é mais amaldiçoado do que foi amaldiçoada alguma família africana destruída pela escravidão, ou alguma família judaica destruída pelo Nazismo. A mídia gostaria que acreditássemos que o clã dos FK sofreu uma quantidade desproporcional de desgraças. Suas desgraças certamente são desproporcionalmente públicas, mas isso porque o clã é rico e famoso, não porque é amaldiçoado. Suas desgraças têm sido desproporcionalmente influentes porque alguns membros do clã têm sido desproporcionalmente influentes.

Em sua tentativa de reforçar o mito da maldição dos Kennedy, a mídia tem incluído males causados a eles próprios como "tragédias". Ficar bêbado e abandonar uma garota para se afogar é uma tragédia para a família da garota, não para o clã dos FK. Morrer em um desastre de avião quando não se deveria estar pilotando, forçar sexo num encontro, comportamento descuidado numa rampa de esqui, ter um caso com sua babá, ser preso por posse de heroína e morrer de overdose não são tragédias. A vida mulherenga, o fiasco da Baía dos Porcos, trabalhar para Joe McCarthy e envolver os Estados Unidos militarmente no Vietnã, foram comportamentos escolhidos. Se houver uma maldição aqui, é a maldição do excesso de dinheiro, poder e tempo livre, combinados com disposição para correr riscos.

Se for levado em conta o tamanho do clã dos FK, sua riqueza, suas extraordinárias conquistas e sua propensão para correr riscos, então suas desgraças não parecem tão desproporcionais. A mídia gostaria que acreditássemos, entretanto, que se um membro deste clã morrer na guerra, contrair câncer, ou tiver uma doença mental, é porque eles estão amaldiçoados. Se eles estão amaldiçoados, então também estão milhões de outros que sofrem o mesmo destino.

Se alguém na família foi amaldiçoada, foi Rose Fitzgerald Kennedy, que chegou aos 104 anos.

0 comentários: