Hunters World

Relação direta - Mitologia Greco-Romana e Catolicismo, Part.1

Engraçado, se formos estabelecer um paradoxo direto entre mitologia e a religião mais consistente ou duradoura de todos os tempos, a igreja catolica, não seria dificil fazer associações. Sabemos que Jupiter ou Zeus era o deus supremo dos deuses, o rei do olimpo. Juno ou Hera segundo reza as leis mitologicas seria irmã e esposa do rei do olimpo e a deusa da fertilidade e protetora das mulheres, (no wiccanismo hera é equivalente a Deusa Mãe).
No Catolicismo as equivalencias poderiam ser:

*Deus = Jupiter/Zeus
*Virgem Maria = Juno/Hera
*São Critovão = Poseidon/Netuno

Tá! Mas aonde eu quero chegar, deve ser isso que você esta se perguntando.Né?

Tentem acompanhar a minha linha de raciocinio. Os primeiros povos Sumerios, Maias, Aztecas, Grecos-Romanos criaram o conceito de dinvidades de forma que a mesma suprisse certa necessidade que ainda estivesse fora do alcançe de entendimento do ser humano ate o presente momento. Com o passar dos seculos novas necessidades surgiam e com elas novas dinvidades e outras foram compreendidas e assim sendo pode se dizer que aquela divindade não fora extinta ou rebaixada, mas fora deixada de ser cultuada, não literalmente mas não como antes, esta teve uma redução em seus sacrificios, oferendas e suplicas.
Como base nessa linha de pensamento criada e desenvolvida por mim, surgem varias perguntas como, será que existiu/existe um Deus?

Digamos que com os passar do tempo o panteão de deuses já estava saindo fora do controle e eles precisavam de um novo conceito de divindade que atendesse não só a uma necessidade mas a todas de uma vez. Isso seria uma teoria com base na cultura, sociedade e economia dos Gregos-Romanos. Porém os egipcios que também tinham o conceito de uma divindade para cada necessidade tanto fisica, espiritual e psicologica, não queriam o fim do politeismo, isso reforça a ideia de guerra entre a cultura egipcia e outras proximas que já haviam se convertido ao monoteismo.

0 comentários: