Hunters World

ATAQUE DE HISTERIA EM MASSA NUMA ESCOLA NEPALESA ASSUSTA EDUCADORES

Naag o deus serpente


Ataques de histeria em massa tem ocorrido nas salas de aula da Escola Secundária Adargar em Karkidanda de Chiti, no distrito de Lamjung há mais de um mês.

Meninas de 10 anos estão sofrendo de desmaios frequentes - dentro das instalações escolares e, por vezes, quando as aulas estão em andamento, afetando negativamente as atividades escolares. Mais de 50 por cento do total dos 400 alunos são meninas.

O diretor Chandra Bahadur Basnet diz que muitas das meninas caem ao mesmo tempo, quase que diariamente.

"Convidamos médicos e xamãs locais para estudar o assunto, mas em vão", disse Dhan Bahadur Kutal, presidente do Comitê de Gestão Escolar.

Segundo ele, as meninas choram e murmuram, tremem os corpos e se queixam de que estão sendo possuídas por Naag (o deus serpente) e outros espíritos malignos, logo que chegam a escola. "De repente caem inconscientes e, por vezes, isso dura mais de 15 minutos."

De acordo com os pais elas não apresentam esses sintomas em casa.

Jagatnath Tiwari, médico no Hospital Distrital da Comunidade, disse que era um problema psicológico, e não qualquer ato de deuses ou espíritos. "As alunas afetadas devem ser orientadas," acrescentou.

Há dois anos atrás, as meninas desta mesma escola sofreram problemas similares que levaram a suspensão das aulas por mais de uma semana.


Fonte: Kantipur Online
Retirado de: http://arquivosdoinsolito.blogspot.com

0 comentários: