Hunters World

DEUSA BLODEUWEDD DE GALES



A deusa galesa Blodeuwedd era conhecida como a Deusa dos Nove Aspectos da Ilha Ocidental do Paraíso, uma conexão tanto com a Lua (nove é um número lunar) quanto com a morte e a reencarnação (aspectos da Lua Nova). Robert Graves escreve que Blodeuwedd possuía nove poderes; nove é também um multiplo de tres, outro número da Lua e da Deusa. A coruja era o animal sagrado de Blodeuwedd. Ela lidava com mistérios lunares e iniciações místicas.
De acordo com a mitologia galesa, Blodeuwedd foi criada por Gwydion e Math a partir de brotos de carvalho, gesta e rainha-dos-prados para ser a esposa de seu sobrinho, o jovem deus Lleu. Seu nome significa literalmente "cara-de-flor". No entanto, após algum tempo, Blodeuwedd perdeu seu interesse por Lleu e se apaixonou pelo obscuro deus da caça da floresta. Quando ela perguntou a Lleu como ele poderia ser assassinado, ele contou a ela. Ela então contou a seu amante, o deus da caça, que o matou. Entretanto, os tios de Lleu fizeram com que ressuscitasse. Lleu, por sua vez, matou seu rival. Gwydion transformou Blodeuwedd em uma coruja, um pássaro que prefere a noite e a caça à luz do luar.
A coruja, uma criatura também ligada a Athena e outras deusas lunares, simboliza a sabedoria e os mistérios da Lua. Voar ao luar significa compreender e utilizar os poderes da Lua.

0 comentários: